Bem vindo ao web site da Agrícola Roncaglia & Santos

  • Onde estamos Rosana SP

  • E-mail sac@roncagliasantos.com.br

  • Ligue para nós 0800 765 5512

Biotecnologia

A Roncaglia & Santos vem intensificando seus investimentos no processo de clonagem de plantas e melhoramento genético de espécies para oferecer mudas frutíferas produzidas com qualidade e excelência levando tecnologia ao campo através de seu departamento de Biotecnologia. Entre os estudos em andamento destacam se a clonagem de plantas e o melhoramento genético..



Clonagem de plantas


Clonar plantas é o processo utilizado para produzir mudas sem o plantio de sementes, gerando plantas geneticamente idênticas. Isso é possível porque ao contrário dos animais, a maioria das suas células funciona como uma célula tronco, sendo capaz de se reproduzir e gerar uma nova planta com genética idêntica à original. Você provavelmente já viu alguém fazendo um, plantando galhos, ou enterrando folhas que enraízam em seguida. No entanto, nas produções comerciais, a clonagem é feita de forma mais complexa, mas com o mesmo princípio, utilizando a chamada “micropropagação”, ou “cultura de tecidos”. Na cultura de tecidos uma pequena parte da planta é raspada da planta mãe, sendo colocada numa gelatina que possui nutrientes e hormônios que estimulam a multiplicação das células. Pequenas plantas clones crescem nessa placa, que é chamada de “meio de cultura”. As pequenas plantas são transferidas para vasos com compostos, para que se desenvolvam em mudas prontas para irem ao local definitivo.


Melhoramento genético de plantas

O desenvolvimento de novas cultivares frutíferas através do melhormento genético tornou e hoje o grande aliado do setor de hortifutigranjeiros. Com o uso de diferentes atributos genéticos o processo vem ficando cada vez mais preciso, eficiente e, eventualmente, mais rápido. Com a Biotecnologia o processo interfere de forma controlada e intencional no DNA da planta frutífera a fim de passar as características genéticas de uma planta a outra que ainda vai se desenvolver, garantindo seu crescimento em condições já estabelecidas, seja resistência a pragas, resistência ao clima, qualidade , BRIX etc.